Pular para o conteúdo principal

Concurso A Razão de Formar Novos Escritores

No próximo dia 9 de outubro, o Jornal A Razão completa  80 anos de história,  informação e  compromisso com a comunidade  santa-mariense.  São  oito  décadas  de jornalismo a serviço do nosso município e de toda a  região Centro do Rio Grande do Sul. Em virtude desta marcante data, o  jornal realiza, em parceria com a Academia Santa-mariense de Letras, o Concurso Jornal A Razão  - 80 anos.

Conra abaixo o regulamento
completo do concurso:

I – Objetivos
O  jornal A  Razão,  ao  comemorar  os  80  anos  de  sua fundação,  promove,  com  o  apoio  da Academia  Santa-Mariense de Letras, o Concurso Jornal A Razão – 80 anos, visando:

a) valorizar a produção de  textos em prosa e oportunizar a pesquisa e a criatividade, estimulando o gosto  literário e a expressão escrita;
b) descobrir e revelar valores intelectuais entre a comunidade estudantil santa-mariense.

II – Tema
Todos os textos participantes do Concurso deverão ater-se  à  relevância,  para  a  comunidade,  da  existência  do jornal A Razão, como veículo informativo e formador de opinião;  sua  evolução  histórica  e  sua  abrangência  na região.

III – Participantes
Alunos  de  escolas  privadas  e  públicas  (municipais, estaduais,  federais),  bem  como  das  Faculdades de Arquivologia, Comunicação Social, História e Letras, com sede em Santa Maria.

IV – Critérios de Participação
O concurso abrangerá  três categorias:
a) Slogan – para alunos do 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental:
O slogan ou frase de efeito deverá ser original, criativo, curto, direto, marcante, de  fácil memorização, e deverá expressar a atuação do  jornal A Razão.
b) Redação – para alunos do Ensino Médio:A  redação deverá  ter no mínimo 20 e no máximo 25  linhas, ser original,  inédita, criativa, coerente, pertinente ao  tema, com  ideias e vocabulários compatíveis a sua categoria.
c) Artigo – para alunos do Ensino Superior:O  artigo,  que  pode  ser  literário  ou  informativo,  deve obedecer  às  características  e  objetivos  próprios  a  sua especicidade, focalizar o tema proposto no concurso e não se estender além de duas páginas, papel  tamanho A4.

V – Normas
1. Dos participantes:
a) Cada candidato poderá concorrer com um  trabalho. 
b)  Todos  os  textos  participantes  deverão  ser  apresentados  com  digitação  em Fonte Arial,  tamanho  12,  com espaçamento de  linha 1,5 – e enviados em  três cópias impressas e em uma gravação em CD ou pen-drive. 
2. Da classicação:
As escolas e os cursos superiores participantes selecionarão (e premiarão internamente, se assim o desejarem) os  três melhores  textos em cada modalidade prevista e os remeterão à Comissão Executora do Concurso (Jornal A Razão).

VI – Inscrições
a) As  inscrições serão gratuitas.
b) As  escolas  e  os  cursos  superiores  participantes  do concurso realizarão suas inscrições, preenchendo Ficha de Inscrição na sede do Jornal A Razão, à Rua Seram Valandro,  nº  1284,  junto  à  Coordenação  do  Concurso Jornal A RAZÃO – 80 ANOS.                                            
c)  Os  textos,  selecionados  pelos  estabelecimentos  de ensino, deverão ser entregues em envelopes  lacrados, identicados  externamente  com  pseudônimo  do  autor, categoria  e  título;  paralelamente,  em  envelope  identicado  externamente  só  com  o  pseudônimo,  a  entidade educacional participante deverá apresentar o nome e os dados  pessoais  completos  de  cada  aluno  concorrente (endereço,  telefone, e-mail), com carimbo, assinatura e data.
d) As  inscrições deverão ser realizadas até o dia 25 de 
setembro do ano corrente. 

VII – Julgamento 
a) Os slogans, as redações e os artigos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por prossionais habilitados, indicados pela Coordenação do Concurso e pela Academia Santa-Mariense de Letras, cujas decisões serão  irrecorríveis.
b) Os  vencedores  serão  noticados  por  telefone  e  por divulgação,  no  Jornal A Razão,  e  receberão  seus  respectivos prêmios em ato divulgado pelo  jornal. 

VIII – Premiação
O  vencedor  de  cada  categoria  (Ensino  Fundamental, Ensino Médio e 3º Grau) receberá como premiação um Tablet.

IX – Considerações nais
a) Na edição especial do dia do aniversário do Jornal A Razão –  (09/10/2014), será publicado o  trabalho vencedor de cada categoria. Os demais participantes poderão ter seus  trabalhos  publicados  em  edições  posteriores,  no decorrer do ano comemorativo do octogésimo aniversário de A Razão.
b)  Ao  assinar  o  formulário  de  inscrição,  o  candidato declara-se ciente e de acordo com o presente Regulamento.
c) Os prêmios serão entregues em mãos ao aluno, não havendo possibilidade de  representação.
d)  Os  trabalhos  encaminhados  à  Coordenação  do Concurso não serão devolvidos aos candidatos.
e) As dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e  irrecorrível pela Comissão Julgadora.

Informações:
Coordenação do Concurso Jornal A RAZÃO – 80 ANOS
Iara Druzian – Telefone: 9626 9178
SLOGAN – Ensino Fundamental
REDAÇÃO – Ensino  Médio
ARTIGO – 3º Grau

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; XV Mostra de Iniciação Científica e X Mostra de Extensão “Ciência, Reflexividade e (In)Certezas”

a Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, estará realizando o seu  XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; XV Mostra de Iniciação Científica e X Mostra de Extensão “Ciência, Reflexividade e (In)Certezas”, nos dias 6, 7, 8 de novembro de 2012. O evento é aberto aos alunos da Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
As inscrições podem ser feitas no site www.unicruz.edu.br/seminario onde encontram-se as normas para inscrição de trabalhos ou diretamente na Assessoria de Eventos, no campus da Unicruz. 

Convite: "Salvar o ECA"

O Instituto Paulo Freire (IPF) e o Centro de Direitos Humanos e de Defesa da Criança, Adolescente e Juventude Paulo Freire (Cedheca Paulo Freire) convidam a todos para o lançamento em e-book de "Salvar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)". Acontecerá na segunda-feira, dia 13 de julho. A data é comemorativa: o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 25 anos.  Haverá um diálogo com os autores às 10h.
Local: Instituto Paulo Freire (Rua Cerro Corá, 550, Sala Florestan Fernandes São Paulo-SP)

*Para participar envie e-mail para mariana.bezerra@paulofreire.org

*clique para ampliar J

Revista Eletrônica “Temais Atuais de Processo Civil”

O Conselho Editorial da Revista Eletrônica “Temais Atuais de Processo  Civil” (ISSN 2236-8981), torna público para a comunidade jurídica – pesquisadores,  consultores, docentes, acadêmicos em Direito e estudantes de pós-graduação, mestrado  e doutorado em Direito, bem como a todos os profissionais das carreiras jurídicas – a  chamada para apresentação de artigos de interesse acadêmico e prático com o objetivo  de compor sua publicação regular.  Já em seu segundo ano de atividades, sempre buscando expandir os  horizontes doutrinários da linha editorial, a Revista tem por objetivo disseminar, no  meio virtual, ideias, pensamentos, tendências e atualidades acerca do Direito Processual  Civil, congregando os mais diversos pontos de vista sobre a matéria, de modo a  fortificar o debate a respeito do futuro do processo civil brasileiro.  Importa destacar que serão publicados textos selecionados no âmbito da  área de concentração temática “Direito Processual Civil” e das respectivas disciplinas…