Pular para o conteúdo principal

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DIREITO E LITERATURA: "CRIME, PROCESSO E (IN)JUSTIÇA"

O Programa de Pós-Graduação em Direito da IMED, através do KATHÁRSIS – Centro de Estudos em Direito e Literatura, em parceria com a Rede Brasileira Direito e Literatura, promove o III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DIREITO E LITERATURA: CRIME, PROCESSO E (IN)JUSTIÇA, a ser realizado de 12 a 14 de novembro de 2014, na Faculdade Meridional (IMED), em Passo Fundo, RS.

Nesta terceira edição, a discussão será dedicada à tríade “crime, processo e (in)justiça”. Tal escolha se deve ao fato de que muitos são os casos jurídicos que trazem os elementos de um romance, o tema de uma tragédia e a sinopse de um filme. É por isto que frequentemente a literatura, o teatro e o cinema abordam questões que dizem respeito à esfera mais dura do ordenamento jurídico: o direito (processual) penal.

III CIDIL tem por pretensão propiciar diálogos entre o direito e a literatura, para que se alcance uma compreensão mais humana da esfera penal e daqueles que nela transitam, sejam eles julgadores, acusadores, defensores, réus, vitimas ou testemunhas.

Durante o evento, serão realizadas conferências, painéis, oficinas e apresentação de trabalhos, além de atividades culturais. O evento contará com a presença de convidados estrangeiros – como os renomados professores Alberto Vespaziani (Itália) e José Calvo González (Espanha) –, e de ilustres juristas brasileiros, como Lenio Streck, José Garcez Ghirardi, Jacinto Nelson de Miranda Coutinho e Alexandre Morais da Rosa, além de pesquisadores de todo o Brasil.

Conforme o coordenador científico, Prof. Dr. André Karam Trindade, “o III CIDIL discutirá a partir de diversas narrativas literárias as experiências humanas de enfrentamento com a lei a partir das trajetórias das personagens de Shakespeare, Melville, Dostoiévski, Kafka, Camus, Dürrenmatt e Machado de Assis, por exemplo”.

Os interessados na apresentação de trabalhos devem consultar o Edital (anexo). O prazo para a submissão de resumos é 31/10/14.

A Comissão Organizadora do evento oferece alojamento/hospedagem aos participantes de outras cidades, que deverão entrar em contato com antecedência em razão da disponibilidade: kataharsis@imed.edu.br.

Confira o site do III CIDIL, onde consta programação completa do evento, e saiba como garantir sua inscrição: cidil.imed.edu.br


As vagas são limitadas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; XV Mostra de Iniciação Científica e X Mostra de Extensão “Ciência, Reflexividade e (In)Certezas”

a Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, estará realizando o seu  XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; XV Mostra de Iniciação Científica e X Mostra de Extensão “Ciência, Reflexividade e (In)Certezas”, nos dias 6, 7, 8 de novembro de 2012. O evento é aberto aos alunos da Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
As inscrições podem ser feitas no site www.unicruz.edu.br/seminario onde encontram-se as normas para inscrição de trabalhos ou diretamente na Assessoria de Eventos, no campus da Unicruz. 

Revista dos Tribunais Online e Biblioteca Proview disponíveis para alunos da UFSM

A Coordenação do Curso de Direito da UFSM disponibilizou acesso à Revista dos Tribunais Online e à Biblioteca Digital Proview para os alunos e professores da UFSM.             A Revista dos Tribunais é especializada em assuntos jurídicos, contemplando, por exemplo, 31 revistas (40 anos de publicação), 18 coleções de doutrinas essenciais, 8 coleções de pareceres e soluções práticas de Direito, 9 Códigos comentados (incluindo o Novo CPC), além de Legislação Federal, Súmulas, Notícias, etc. Já a Biblioteca Digital Proview possui um acervo inicial com mais de 700 títulos da Editora Revista dos Tribunais, acesso integral a todas as obras da RT, além de ser atualizada mensalmente, com lançamento de novos títulos e edições.
            Para acessar à base de dados, deve ser utilizado somente computadores ligados à rede da UFSM, sendo que não é necessário login.

O acesso pode ocorrer diretamente pelo endereço da Revista dos Tribunais (clique aqui) e da Biblioteca (clique aqui), ou é possível en…