Pular para o conteúdo principal

EXTENDA

Extenda é uma reunião de pessoas interessadas em um mesmo tema para debate, informação e compartilhamento de opiniões, privilegiando a aprendizagem a partir da troca de ideias e experiências entre as ações de extensão da UFSM e de outras IES/RS. É um momento de questionamento e reflexão sobre a prática extensionista e uma oportunidade de reapreciação e redimensionamento das ações de extensão, com possibilidade de formação de novas alianças e parcerias. 


Inscrições de trabalhos:

a) As inscrições de trabalhos ocorrerão por meio eletrônico, no email: extendaufsm@gmail.com, no período de 25 de setembro até 10 de outubro de 2014, às 17h,  as atividades ocorrerão concomitante   a 29ª  Acadêmica Integrada da UFSM, como parte do Fórum Extensão Conta.

b)   Na modalidade Extenda poderão ser inscritas ações de extensão da UFSM e de outras Instituições de Ensino Superior.

c)   Das ações de extensão da UFSM, serão selecionados prioritariamente as devidamente registradas na UFSM, executadas no segundo semestre de 2013 e/ou em 2014 e ações em execução em 2014. Das ações externas serão selecionadas prioritariamente executadas no segundo semestre de 2013 e/ou em 2014 e ações em execução em 2014.

d)   Apenas os extensionistas registrados na Equipe de Trabalho das ações de extensão poderão ser inscritos como debatedores/ apresentadores e co-autores.

e)    As inscrições das ações de extensão poderão ser realizadas pelos Coordenadores das ações ou por aluno de graduação integrante da equipe de trabalho, com encaminhamento final do Coordenador da ação da Jornada.
Os projetos são organizados de forma a compor um ambiente de acolhimento e proporcionar um diálogo permanente entre as diferentes ações e o público visitante, em estrutura montada especialmente para este fim.

 A Extenda será realizada no período de 21 de outubro até 24 de outubro de 2014, no horário das 10h às 12h e das 15h às 17h.

 Organização das sessões 

a) As apresentações serão organizadas preferencialmente por eixos temáticos listados abaixo, como oportunidade de conhecimento e aproximação de projetos afins: 

Meio ambiente;
Tecnologia, produção e trabalho;
Educação;
Comunicação;
Esporte e lazer;
Saúde;
Cultura;
Direitos humanos e justiça.

b)Cada sessão da Extenda será constituída por até nove ações de extensão, organizando-se em dois momentos: apresentação das ações de extensão (em até cinco minutos) e debate entre os participantes (com aproximadamente uma hora de duração). 

c) As ações de extensão serão representadas pelo seu Coordenador e por até dois apresentadores, em que pelo menos um deve ser aluno de graduação– todos registrados como integrantes da equipe de trabalho da respectiva ação.

d)Além dos representantes de cada ação, as sessões contarão com a participação de um Mediador, responsável pela condução dos trabalhos.

e)Ao Formulário de Inscrição da modalidade Tertúlia deverá ser anexado arquivo em PDF com Resumo Expandido de até duas páginas, em que conste o título do trabalho, coordenação, autoria e texto de no mínimo 25 linhas, com as seguintes configurações: fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas de 1,5 , margens de 2 cm, parágrafo justificado. O Resumo Expandido deverá abordar os objetivos, metodologia e processos avaliativos possíveis da ação de extensão, com ênfase no desenvolvimento da prática extensionista junto à comunidade envolvida/público-alvo da ação.

f)O Resumo Expandido de cada ação que compõe a respectiva Extenda será encaminhado previamente, por correio eletrônico, aos demais integrantes da sessão, conforme endereço cadastrado no Formulário de Inscrição. Esse contato anterior objetiva instrumentalizar os participantes, para que possam elaborar antecipadamente seus questionamentos, críticas e sugestões aos outros projetos, visando à qualificação das ações de extensão em pauta.


4. Seleção

a)Os critérios para a apreciação das ações de extensão participantes da Extenda (impacto social; impacto na formação do aluno; indissociabilidade e interdisciplinaridade; e avaliação holística) estão discriminados abaixo.  


Impacto social: relação da ação de extensão com a comunidade;
-Impacto na formação do aluno: contribuição da ação de extensão à formação acadêmica;
-Indissociabilidade e interdisciplinaridade: relação da ação de extensão com o ensino, com a pesquisa e com outras áreas do conhecimento;
- Avaliação holística, levando-se em conta o desenvolvimento da ação,
sua relevância acadêmica e social e sua participação na Extenda
(apresentação e debate).
 
Maiores informações pelos telefones: 3220- 8219 ou 3220- 8366


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; XV Mostra de Iniciação Científica e X Mostra de Extensão “Ciência, Reflexividade e (In)Certezas”

a Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, estará realizando o seu  XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; XV Mostra de Iniciação Científica e X Mostra de Extensão “Ciência, Reflexividade e (In)Certezas”, nos dias 6, 7, 8 de novembro de 2012. O evento é aberto aos alunos da Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
As inscrições podem ser feitas no site www.unicruz.edu.br/seminario onde encontram-se as normas para inscrição de trabalhos ou diretamente na Assessoria de Eventos, no campus da Unicruz. 

Revista dos Tribunais Online e Biblioteca Proview disponíveis para alunos da UFSM

A Coordenação do Curso de Direito da UFSM disponibilizou acesso à Revista dos Tribunais Online e à Biblioteca Digital Proview para os alunos e professores da UFSM.             A Revista dos Tribunais é especializada em assuntos jurídicos, contemplando, por exemplo, 31 revistas (40 anos de publicação), 18 coleções de doutrinas essenciais, 8 coleções de pareceres e soluções práticas de Direito, 9 Códigos comentados (incluindo o Novo CPC), além de Legislação Federal, Súmulas, Notícias, etc. Já a Biblioteca Digital Proview possui um acervo inicial com mais de 700 títulos da Editora Revista dos Tribunais, acesso integral a todas as obras da RT, além de ser atualizada mensalmente, com lançamento de novos títulos e edições.
            Para acessar à base de dados, deve ser utilizado somente computadores ligados à rede da UFSM, sendo que não é necessário login.

O acesso pode ocorrer diretamente pelo endereço da Revista dos Tribunais (clique aqui) e da Biblioteca (clique aqui), ou é possível en…